sábado, 21 de novembro de 2009

Primeira Semana

Caramba,
Sábado a tarde sai do Brasil com destino a Angola. Parece que faz muito mais que uma semana. Aqui em Luanda em Imgombotas próximo a Ilha do Cabo vivi esta semana. Já sabia que o que eu ia encontrar aqui era alguma coisa muito diferente do que eu conhecia. Por isso, não me assustei com o cheiro de fezes e urina em todas as ruas e becos da cidade. A vista da praia do 7º andar (onde trabalho) é muito bonita, mas a praia é um depósito do esgoto da cidade. Dizem que hoje não há esgoto caindo na praia mas mesmo assim nunca vi ninguém se aventurar a mergulhar por lá.

Até o momento não fiz nada além de trabalho e casa e vice-versa. Nem andar no calçadão andei. O japa que mora aqui não quer saber de outra coisa a não ser trabalho e casa. Eu ainda não imprimi meu rítimo em nada do que fiz. Estou sentindo a necessidade de fazer atividades físicas e acho que vou começar a jogar bola com o pessoal da empresa que joga as sextas a noite.

Algumas curiosidades de luanda: Há duas coisas que os angolanos respeitam, os cones de trânsito e os carimbos. Uma folha de caderno escrita com carimbo e assinada tem o mesmo valor (pro governo) que uma nota fiscal. As notas fiscais são feitas em papel A4 e sem o menor controle. Os bancos são lerdos e o sistema cai toda hora. Os angolanos são uma espécie de mistura de Baiano com Carioca (preguiça e malandragem juntas). Tudo aqui é na base da propina, ou melhor, na GASOSA, como eles falam. A grana aqui é alta, pra tudo. Se ganha bem, os preços são caros, tudo que se faz tem que dar gorjeta para ser bem tratado da próxima vez.  Enfim, cansei de falar mal de Angola. Eu preciso me adaptar ao padrão deles se eu quiser sobreviver aqui e um dos requisitos é parar de reclamar e fazer comparação com o Brasil.

Abaixo algumas fotos daqui. Só não tirei mais pois aqui é proibido tirar foto de locais públicos e há muitos guardas e soldados nas ruas. Também tem algumas que faltam baixar.


Monumento ao lado de casa



Vista de Casa



Vista da minha sala (fico de costa pra essa vista)






Vista de casa pro outro lado (ao contrário do mar).



E por hoje é só.

3 comentários:

  1. Eita, vc precisa se adaptar então? só não cobre gorjeta de nossas visitas por aqui no blog que tudo bem ^^ qualquer coisa, este comentário fica de propina. Ou gasosa XD abração!

    ResponderExcluir
  2. Aew Mermão... força pra voce ai ! =)
    Abração,
    Ton !!

    ResponderExcluir
  3. oi
    tudo bem?
    meu nome é leonardo, estou fazendo um filme sobre angolanos..
    Queria poder te fazer algumas perguntas sobre suas impressões osbre a ANgola...

    pode ser?
    meu email é leoneumann@gmail.com

    ResponderExcluir